quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Mantega confirma que haverá reajuste da gasolina

O ministro Guido Mantega (Fazenda) confirmou na tarde de hoje que haverá reajuste no preço da gasolina. Ele afirmou que todos os anos há correção nos preços da gasolina e que o comportamento do governo é continuar com reajustes normais. Ele negou, no entanto, que haverá “tarifaço” após as eleições de outubro.

Com relação quando ocorrerá o reajuste, Mantega afirmou que sobre isso não se comenta, por é uma decisão que mexe com o mercado, com ações. “É questão das empresas responsáveis”. Mantega deu a declaração ao ser questionado se, com a desaceleração da inflação mais para o fim deste semestre, haveria espaço para ajustes nos preços administrados.

A diretoria da Petrobras tem pleiteado ao governo reajuste dos preços dos combustíveis para reduzir a defasagem dos valores cobrados no Brasil em relação aos do exterior, algo que afeta as finanças da companhia. A gasolina tem um peso importante no IPCA, índice que baliza a meta de inflação do governo. A meta é de 4,5% ao ano, com margem de tolerância de dois pontos para mais ou para menos.

A última vez em que houve reajuste nos preços da gasolina foi em novembro do ano passado, quando a Petrobras anunciou aumento médio de 4% na gasolina e de 8% no diesel, nas refinarias (nas bombas, diretamente para o consumidor, o reajuste podia ser outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário