quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Ministério Público pede cassação do prefeito de Quixadá

Os promotores de Justiça da Comarca  de Quixadá, André Clark e Elnatan Júnior protocolaram na última terça-feira, dia 4, representação na Câmara de Vereadores deste Município contra o prefeito João Hudson Bezerra, pedindo a cassação do gestor municipal e ainda ajuizando no mesmo dia duas Ações Civis Públicas (ACP) contra a Prefeitura de Quixadá, alegando a grave situação da saúde no Município.

Segundo os promotores, o prefeito e a Dinâmica – Cooperativa de Profissionais de Saúde Ltda. causaram prejuízo ao erário e atentaram contra os princípios da administração pública. A cooperativa manteve contratos com o Município entre os anos de 2013 e 2014, os quais, somados, superaram R$ 10 milhões.

Para o Ministério Público, as contratações, efetuadas através da Secretaria de Saúde, tiveram o claro objetivo de burlar o limite de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Por conta disso, uma das ações civis públicas pede que o prefeito e a cooperativa sejam condenados por ato de improbidade administrativa.

Na segunda ACP os promotores solicitam, dentro do prazo de 10 dias, que seja regularizado o fornecimento de medicamentos e material médico-hospitalar. Além disso, recomendam a realizado de um concurso público para profissionais de saúde, com a publicação do edital dentro de 30 dias, e que dentro de 120 dias, sejam sanadas todas as irregularidades detectadas pelo Conselho Regional de Medicina e pela Vigilância Sanitária Estadual no Hospital Municipal.

Os promotores ressaltaram através de publicação no portal oficial do Ministério Público que juntamente com a Polícia Civil realizaram diligências investigatórias nos últimos meses em cumprimento a ordens judiciais cautelares. Através delas foram obtidos vários documentos importantes para a fundamentação das ações. Além dos documentos, foram anexados relatórios do Conselho Regional de Medicina e da Vigilância Sanitária Estadual, depoimentos de diversos profissionais de saúde, de gestores e ex-gestores públicos da área da saúde e cidadãos afetados, comprovando a situação em que se encontra o Município.

A reportagem do Diário do Nordeste procurou manter contato com o gestor municipal, todavia, até a publicação desta edição, ele e nem a secretária de Saúde de Quixadá haviam sido localizados para se manifestarem a respeito das Ações Civis Públicas protocoladas pelos representantes do Ministério Público na Câmara Municipal as quais deverão ser lida na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário