terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Expectativa de vida no Ceará é de 73,2 anos, afirma estudo do IBGE

A expectativa de vida do cearense é de 73,2 anos, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no estudo Tábua Completa da Mortalidade, publicada no Diário Oficial da União. Os dados são relativos a 2013 e registram aumento de 2,4 anos nos últimos 10 anos.

No Brasil, a tabela, que mostra a expectativa de vida para todas as idades até 80 anos, apresentou um aumento de três meses e 25 dias em relação a 2012, quando a esperança de vida do brasileiro era de 74,6 anos, acima da média no Ceará. Mas, se comparada com a de dez anos atrás, a expectativa de vida do brasileiro aumentou mais de três anos. Em 2003, era de 71,3 anos.

A média de expectativa de vida no Ceará é maior entre as mulheres. Desde que o estudo é feito pelo IBGE, em 1980, a expectativa de vida das mulheres no estado cresceu de 62 para 77,2. Entre os homens, o crescimento foi menor nos últimos 30 anos, de 56 para 69,2.

Segundo Fernando Albuquerque, gerente do Projeto Componentes da Dinâmica Demográfica do IBGE, a taxa é estável porque a tábua de mortalidade está inserida no modelo de projeção de população e da mortalidade em que os ganhos não se alteram significativamente ano a ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário