terça-feira, 27 de outubro de 2015

Estudo da COGERH indica que o nível do Trussu é de apenas 23%, SAAE indica racionamento


Nesta terça-feira,27, foi confirmado por representantes da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) regional de Iguatu que um estudo realizado no Açude Trussu identificou que o nível do manancial que está sendo divulgado pelo site da Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (SOHIDRA) onde coloca que o Açude Roberto Costa possui cerca de 33% da sua capacidade não é verdadeiro.

Segundo a COGERH o nível está com menos 10% do que é propagado oficialmente, então neste momento o açude possui apenas 23% da sua capacidade.  Uma equipe realizou um estudo através da batimetria que é a medição da profundidade dos açudes e é expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais , à semelhança das curvas de nível topográfico.

Com isto, vários pontos do Açude Trussu foram estudados e identificado que a situação do principal manancial de Iguatu é crítica.

O programa A Voz do Centro Sul que vai ao ar na Rádio Liberdade 870 AM as 07h anunciou o estudo e logo teve repercussão com ouvintes, internautas e autoridades.

O superintendente do SAAE/Iguatu, Edval Lavor falou sobre o assunto, “ é algo bastante preocupante, estamos para entrar praticamente em um colapso no abastecimento e agora com estes dados iremos debater com o prefeito de Iguatu a realização de um racionamento de água no início de 2016”, adiantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário