quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Fábrica de cartões clonados é descoberta em Fortaleza

A Polícia investiga uma quadrilha que mantinha uma fábrica de clonagem de cartões de crédito no bairro Messejana, em Fortaleza. O local foi fechado pelos investigadores e um homem foi preso em flagrante com aproximadamente 100 cartões e vasto material para interceptação de dados, como os populares ´chupa-cabras´. Um suspeito, apontado como chefe do bando, foi identificado e é procurado. 

A quadrilha instalava aparelhos nos caixas eletrônicos com o objetivo de roubar dados como número do cartão, trilha magnética e a senha. Além do leitor, que era substituído, microcâmeras também foram instaladas em alguns caixas. Os objetos eram disfarçados nos parafusos das máquinas. 

A investigação está a cargo da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Conforme o titular da Especializada, delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, o grupo já vinha agindo clonando cartões desde, pelo menos, o mês de outubro de 2015. 

Denúncias recebidas pela Delegacia na última semana do ano passado, antes do Réveillon, indicaram onde seria a fábrica de cartões da quadrilha. 

A equipe da DDF, sob o comando do inspetor Paulo Florentino, foi ao endereço indicado e observou a movimentação suspeita no imóvel, localizado na Rua Santa Ângela, bairro Messejana. Na manhã da última terça-feira (5), após as averiguações, foi realizada a abordagem ao homem que costumava entrar e sair da casa todo dia. 

"O suspeito chegava na casa, que não tinha nada dentro, servia apenas como fábrica de cartões, e ficava um tempo lá, montando os aparelhos. Às vezes, havia movimento de carros e pessoas. No fim da tarde, ia embora. Na terça-feira, ele chegou às 10h. Por volta das13h ele saiu e foi abordado. Dentro da casa, havia vários cartões clonados, quase 100, além de diversos equipamentos eletrônicos", disse o delegado. 

Conforme as investigações, Antônio Soares Temóteo, de 31 anos, preso em flagrante pelos agentes da DDF, teria alugado o imóvel e seria responsável por montar os ´chupa-cabras´ nos caixas eletrônicos. Imagens de câmeras de segurança de agências bancárias mostram o homem também sacando dinheiro. 

De acordo com a Polícia, Temóteo age em parceria com outras pessoas. No entanto, o chefe do grupo criminoso seria um homem nomeado por ele como ´Júnior´, mas que já tem a identificação completa nas mãos dos policiais. 

"Estamos agora tentando identificar os demais componentes da quadrilha, pois a gente sabe quem é que comanda. Estamos fazendo pedidos de prisão preventiva", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário