quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Funceme registra precipitação em 54 cidades do Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou das 7 horas da noite desta quarta-feira, 6, até as 7 horas da manhã desta quinta-feira, 8, chuva em pelo menos 54 municípios. Esses dados serão atualizados ao longo do dia. 

As dez maiores precipitações ocorreram nas seguintes cidades: Crateús 95 mm; Baixio – 93 mm; Arneiroz 95 mm; Baixio 93 mm; Cariús – 82 mm; Várzea Alegre 75 – mm; Cariús – 71 mm; Irauçuba – 62 mm; Jaguaribe – 59 mm; Ipaumirim – 49 mm; Crato 45 mm; Tauá – 45 mm. Choveu também em Granja -42 mm; Assaré 42 mm; Umari 33 mm. 

As chuvas verificadas no Dia de Reis, 6 de Janeiro, para o sertanejo é um sinal de boas precipitações no ano, durante a quadra invernosa. 

Além do registro da Funceme, existem as informações de localidades rurais que dispõem de pluviômetros. Segundo moradores houve registro de chuva de 130 mm em Icó; de 120 mm em Lima Campos (distrito de Icó); e de 100 mm em Carnaúba e Açude do Governo (zona rural de Iguatu). 

A Funceme registrou chuva de 20 mm, em Crateús, um dos municípios mais secos do Estado. 

Na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, houve registro de chuva de 29 mm, mas na manhã desta quinta-feira voltou a chover no Centro comercial. 

As chuvas foram isoladas e foram provocadas por atuação de um sistema meteorológico denominado Vórtice Ciclônico de Altos Niveis. Há variação de pluviometria em um mesmo município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário