domingo, 8 de janeiro de 2017

288 raios atingiram Ceará em 4 dias

De 1º a 4 de janeiro, foram registrados 288 raios no Ceará, um número cerca de 20% maior se comparado a igual período do ano passado. De acordo com dados da Enel Distribuição Ceará (antiga Coelce), o município de Granja, na região Norte segue, desde o ano passado, como líder na incidência do fenômeno, já tendo registrado 89 descargas elétricas neste ano. 

Em 2016 foram registrados 22.596 raios no Estado. No ano anterior foram contabilizados mais de 140 mil raios em todo o Ceará. Em 2016, o Município de Granja já era o que contabilizava o maior número, 1.291, seguido de Santa Quitéria (946) e Sobral (941). 

O fenômeno é motivo de apreensão e medo nas cidades do Interior, particularmente na zona rural. Foi o que aconteceu com Suzana Correia Colares, 33. Ela não esquece da tempestade de raios que presenciou de dentro de casa, na localidade de Muriá, zona rural de Banabuiú. O desespero era maior porque Suzana estava com uma criança recém-nascida. 

"Eu estava sozinha com minha filha, uma criança de um mês. Eu nunca tinha visto isso em minha vida. Fiquei muito assustada". As descargas atmosféricas foram até cerca de 2h30 da madrugada. A TV da casa, o gelágua, o computador, o som, o freezer e a geladeira da residência foram queimados. 

"Quando relampejava, saía faísca das tomadas", relata. A dona de casa ainda conta que o impacto provocado por um dos trovões rachou um balcão de cimento que era revestido com azulejos. "Trincou e alguns pedaços chegaram a voar com a força da descarga", lembra. 

A cena se passou há quase um ano, em uma das mais fortes tempestades de raios e trovoadas que os cerca de 100 moradores daquela localidade afirmam já terem presenciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário