segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Golpe do boleto falso desafia a polícia

O início do ano é visto por muitas pessoas como uma boa oportunidade para efetuar o pagamento de contas como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com descontos bastante vantajosos. Porém, os golpistas também estão aproveitando o período e intensificando a prática do 'golpe do boleto falso', que vem fazendo vítimas quase diariamente no Ceará. 

A explosão da prática criminosa começou no mês de dezembro do ano passado, quando uma faceta do 'golpe do boleto falso' foi muito explorada. Os estelionatários ofereciam descontos inexistentes na compra de produtos e no pagamento de serviços básicos, como água e energia. Neste mês de janeiro, os criminosos voltaram as atenções para o IPTU e o IPVA e, com essas faturas em mãos, eles apenas trocam o código de barras. "Nós estamos em uma fase complicada. Passamos da época das festas de fim de ano, que tem um aquecimento do comércio e o início do ano novo, com a fase dos pagamentos da maioria dos tributos", resumiu o titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), delegado Jaime Paula Pessoa Linhares. 

Os estelionatários também são hackers ou contam com o apoio dos 'piratas da internet'. Eles invadem o sistema de informática das empresas, têm acesso aos dados das suas dívidas ou das contas dos clientes, visualizam o boleto bancário verdadeiro e fazem uma cópia 'idêntica', segundo o delegado, trocando o código de barras (ou o preço verdadeiro para um falso, com desconto, em alguns dos casos). Em seguida, os criminosos enviam o boleto falsificado para o e-mail da empresa ou do cliente. "É uma dívida que você tem e recebe por e-mail, o que já passa uma certa confiança. O modelo emitido é o mesmo. O que será diferenciada é a leitura do código de barras", explica Jaime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário