quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pelo menos seis sobrevivem a acidente de avião no Paquistão

 
Pelo menos seis sobreviventes e 45 corpos foram retirados dos destroços do avião que se acidentou nesta quarta-feira em colinas próximas a Islamabad com 152 ocupantes a bordo, informou à Efe uma fonte oficial. O porta-voz da Autoridade Municipal de Islamabad (CDA, sigla em inglês), Ramzan Sajid, contatado pela Efe por telefone, disse ter relatórios que garantem o resgate dos seis sobreviventes. Outras fontes, como o canal CNN, afirmam que oito pessoas já foram resgatadas com vida.

Até o momento, o número de corpos retirados até o momento está entre 45 e 50.

Os feridos foram levados a hospitais em helicópteros que participam dos trabalhos de resgate, segundo o presidente da Autoridade de Desenvolvimento da Capital, Imtiaz Inayat Elahi, à agência estatal APP. Pelo menos cinco dos sobreviventes estariam em estado grave, de acordo com o ministro do Interior, Rehman Malik, citado pelo canal Geo TV.

Elahi, também citado pelo canal "Geo TV", disse que, devido à natureza do acidente, há poucas possibilidades de encontrar muitos sobreviventes.

O acidente

O avião, da companhia, Air Blue decolou às 7h50 locais (23h50 de terça em Brasília) na cidade de Karachi, sul do país, com destino a Islamabad, levando 152 pessoas a bordo, das quais 146 eram passageiros e as outras seis faziam parte da tripulação. Pouco depois das 9h30 locais, quando o Airbus se preparava para pousar, perdeu-se o contato com a torre de comando.

A aeronave caiu sobre uma área muito arborizada das Colinas de Margala, a norte de Islamabad, em área onde o Exército também possui instalações, o que agilizou o desdobramento de homens para as tarefas de salvamento.

No momento do acidente chovia forte e havia denso nevoeiro na região. As condições climatológicas e o difícil acesso ao local onde caiu o aparelho estão dificultando os trabalhos de resgate, que têm participação de três helicópteros e uma unidade de soldados do Exército, disse um porta-voz militar à APP.

A região do acidente está tão coberta por árvores que é impossível chegar ao local em veículos. Por isso, os trabalhos de resgate estão a cargo de pessoal que se desloca a pé e dos helicópteros que sobrevoam o local constantemente.

Versões

Ainda não são conhecidas a causas do acidente. Algumas versões não confirmadas asseguram que o aparelho tinha recebido ordem de seguir sobrevoando a zona, pois o aeroporto de Islamabad estava congestionado.

As redes de televisão mostraram imagens da fuselagem, parcialmente em chamas e totalmente destruída, em uma região elevada das Colinas de Margala. Testemunhas citadas pela Geo TV disseram ter visto o avião voando em altitude muito baixa antes do acidente, e outros afirmaram ter ouvido uma explosão minutos depois. Também há versões não confirmadas que dão conta de uma explosão no depósito de combustível em pleno voo.

O primeiro-ministro paquistanês, Yousef Raza Guilani, e o presidente, Asif Ali Zardari, expressaram em comunicados suas consternações pelo acidente, e pediram rapidez nos trabalhos de resgate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário