quarta-feira, 21 de julho de 2010

Bombeiros investigam desvio interno de doações a vítimas da chuva em AL


O Corpo de Bombeiros de Alagoas investiga, desde a semana passada, um suposto esquema de desvio de doações entre membros da própria instituição. Os donativos desviados seriam entregues a vítimas da chuva no estado.

"Internamente, foram identificados supostos desvios entre integrantes da instituição e a própria instituição estabeleceu inquérito policial militar para investigar o caso. Ficamos indignados", diz o major Sandro José Costa Cavalcante, do Corpo de Bombeiros.

De acordo com Cavalcante, 15 cidades alagoanas em estado de calamidade pública e quatro em situação de emergência recebem doações. "O gerencimento dos donativos é feito de acordo com as necessidade de cada cidade e todos os produtos e famílias são devidamente cadastrados", afirma.

Ainda segundo o major, há oficiais do Corpo de Bombeiros em todos os municípios afetados pelos temporais para fiscalizar a entrega dos produtos às famílias.

A secretária adjunta de Comunicação de Alagoas, Eliane Aquino, afirmou que a denúncia de desvio está sendo apurada pelo governo e, se comprovada, será punida. "A fiscalização da entrega desses donativos é feita pelo Ministério Público Estadual, pela Controladoria Geral do Estado, o Governo Federal e órgãos do Governo do estado. Nenhum donativo entra sem que todas essas instâncias saibam e tenham o controle", diz.

A chuva que atingiu Alagoas em junho deste ano deixou 37 mortes, segundo a Defesa Civil. Mais de 181 mil pessoas foram afetadas pelos temporais. Ao todo, 28 cidades registraram prejuízos.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário