quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mais de 7 mil cadáveres vão ser exumados

O Cemitério Parque Bom Jardim, situado na zona sul de Fortaleza, vai exumar 7.716 cadáveres para abrir espaço para que novos enterros sejam realizados. O reordenamento será organizado de forma que os restos mortais mais antigos sejam colocados em ossários, com urnas individuais e identificadas.

A remoção acontecerá entre os sepulcros que foram criados de 1996 à 1999. Os familiares interessados em acompanhar o processo devem entrar em contato com a administração do cemitério, no prazo de 30 dias.

Fica a cargo do Parque Bom Jardim informar a data que será realizada a exumação e o destino das ossadas. Os nomes das pessoas cujos restos mortais serão exumados já deveriam ser encontrados no cemitério, mas até a tarde de ontem, a lista ainda não havia sido fixada.

Entretanto, os nomes já foram publicados no Diário Oficial do Município n° 14.321. De acordo com o titular da Secretaria Executiva Regional V, Récio Araújo, a medida de reordenamento deve desafogar o cemitério até o ano de 2012.

"O esgotamento da capacidade do Bom Jardim já havia sido detectada em 2005, de lá para cá algumas medidas vem sendo tomadas. Esta reforma, no entanto, é a de maior investimento, são R$ 6 milhões gastos para dar melhores condições de sepultamento e mais conforto às famílias", disse.

Os jazigos são agora padronizados, com cobertura de grama e lápides em pé. As urnas podem abrigar até três caixões da mesma família. O secretário da SER V garantiu que as famílias vão receber, em domicílio, um comunicado oficial sobre a exumação e aquelas famílias que não forem encontradas serão comunidades por meio de edital público. Também de acordo com Récio Araújo, novas propostas de locais para criação de um novo cemitério serão estudadas, bem como a implantação de um crematório público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário