terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cidade paranaense faz buscas por petróleo

A busca por petróleo está animando os 20 mil moradores de Altônia, uma pequena cidade do interior do Paraná que vive da agricultura. Técnicos do governo federal foram até a região, no noroeste do estado, procurar petróleo em áreas rurais - nos anos 80, já havia sinais da presença de petróleo ali.

Os especialistas da Agência Nacional do Petróleo (ANP) traçam um perfil do solo. Fazem até pequenas explosões dentro da terra. A pesquisa não é definitiva: os técnicos identificam apenas a possibilidade de haver petróleo no local. “A gente pega as melhores áreas que poderiam gerar acumulações de petróleo e faz esse estudo”, diz o fiscal da ANP, Raphael Ranna.

Se o laudo for positivo, o governo federal pode ou não abrir licitação para empresas interessadas em avançar nas pesquisas. No caso de haver petróleo suficiente para exploração comercial, todo mundo ganha. Seu Almir já fez um convite para os técnicos que estão em Altônia. “Vai no meu sítio lá, dá uma examinada”, diz.

A cidade recebe dinheiro pela exploração da terra, os chamados royalties. O cálculo do valor do royaltie depende de vários fatores, como quantidade de produção, cotação do dólar e o preço do petróleo no mercado.

O sortudo que tiver o ouro negro no quintal de casa ganha entre 0,5 e 1% por mês sobre o valor da produção. Foi o que aconteceu com agricultores do sertão do Rio Grande do Norte, que há três anos faturam com a exploração de petróleo. Os poços se multiplicam pelas terras áridas e garantem o sustento de milhares de famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário