terça-feira, 10 de agosto de 2010

Terremoto deixa o Pacífico Sul em alerta de tsunami

Um alerta de tsunami foi dado nesta terça-feira (10) pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico após um terremoto de 7,5 graus na escala Richter ter sido registrado ao Sul de Vanuatu, no Pacífico Sul.

A aviso foi enviado sem uma confirmação de vítimas ou danos materiais. Segundo comunicado oficial, "a leitura do nível do mar" indicou um maremoto e "uma primeira onda de 23 centímetros" na costa de Port-Vila, a capital de Vanuatu.

As autoridades do Havaí, por sua vez, afirmaram que é improvável que ondas gigantes cheguem a outras zonas do Pacífico, exceto as muito próximas de Vanuatu.

O terremoto aconteceu às 16h23 (2h23, no horário de Brasília), a 39 quilômetros a Noroeste de Port-Vila, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro foi situado a 35 quilômetros de profundidade, sob o nível do mar.

Vanuatu não está no chamado Anel de Fogo do Pacífico, mas habitualmente registra atividades sísmicas devido à proximidade de vulcões submarinos. Em julho, outro tremor, de 7,2 graus, provocou um alerta de tsunami - o aviso foi cancelado em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário