terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fortes chuvas castigam município de Cedro

Ruas alagadas, pane nas linhas telefônicas, desabamento de barracos na zona rural e até o sangramento de um açude. Os moradores do Cedro, a 408 quilômetros da Capital, sofrem as consequências das fortes chuvas que caíram nos últimos três dias no município localizado no Centro-Sul do Ceará.

O volume de água, que chegou aos 244 milímetros entre sexta-feira e sábado últimos, fez sangrar o açude Várzea da Conceição, no distrito de mesmo nome, e aumentou em quase meio metro o volume do açude Ubaldinho.

O reservatório é o maior do município e está com 60% de sua capacidade total - cerca de 32 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O Ubaldinho sangrou no ano passado.

Apenas cinco dos 133 açudes monitorados pela Cogerh sangraram este ano: Tijuquinha (Baturité), Colina (Quiterianópolis), Quixeramobim (Quixeramobim), Riacho do Sangue (Solonópole) e Jatobá (Milhã). Em 2009, 117 sangraram e o Ceará bateu recorde no armazenamento. Chegou a 96,13% da capacidade total que é de 17,8 bilhões de metros cúbicos de água.

“Era como se estivéssemos no período de chuvas (fevereiro a maio). Teve sítio em que o volume de chuvas atingiu 250 milímetros. Caiu até casa de taipa”, informa o radialista João Paulo Leandro. Ele recorda que a maior chuva fora de época, no Cedro, ocorrera em 1984.
Pessoas que moram na zona rural, em localidades como Lajedo, Bom Jesus, Patos, Carrapateiro e São Vicente, informaram que as ruas estavam alagadas, os riachos cheios e havia até animais mortos. Ontem o dia ainda estava nublado.

Frente fria

E vai continuar nublado, mas sem chuvas em todo o Ceará, de acordo com o meteorologista Vinícius Oliveira, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As fortes chuvas, desde a última sexta-feira e até domingo passado, foram em consequência de uma frente fria que se deslocou do sul do continente e estacionou nas proximidades do estado da Bahia causando instabilidade em regiões do Ceará.

Choveu em cerca de 50 municípios cearenses desde sexta-feira passada. Da manhã de domingo até a manhã ontem, havia chovido em 18 municípios do Estado. A maior precipitação foi em Araripe (65mm) na Região do Cariri.

Por causa da frente fria, choveu mais de 100 milímetros em Milagres e Barro, também no Cariri, Sul do Estado. Porém, segundo Vinícius Oliveira, o fenômeno já se deslocou para o Oceano Atlântico e não estão previstas mais precipitações para os próximos dias. “A previsão é de céu parcialmente nublado, mas sem chuvas em todo o Ceará”, confirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário