terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tsunami mata pelo menos 40 e deixa 300 desaparecidos na Indonésia

Pelo menos 300 pessoas estão desaparecidas em uma localidade indonésia atingida por uma onda gigante, após um terremoto ter abalado a costa da Ilha de Sumatra na véspera, disseram autoridades nesta terça-feira (26).

O tremor de magnitude 7,7 ocorreu a cerca de 33 km de profundidade e a 78 km a oeste de Pagai Sul, nas Ilhas Mentawai, na noite de segunda, e destruiu casas na cidade costeira de Betu Monga, segundo autoridades locais.

Duas réplicas de magnitude de até 6,1 e 6,2 foram registradas durante a madrugada, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo.

São 300 pessoas desaparecidas na região, e até agora  40 foram encontradas. A maioria dos desaparecidos são mulheres e crianças.

Em Malakopa, uma pessoa morreu, e duas estão desaparecidas. Cerca de 80% das casas estão destruídas.

A polícia está à procura dos desaparecidos e socorrendo os desabrigados.
Um barco de turistas com pelo menos 8 australianos perdeu contato via rádio desde o terremoto, segundo o Departamento de Assuntos Estrangeiros da Austrália.

O americano Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico informou que um tsunami "significante" foi criado pelo terremoto.

As autoridades locais chegaram a emitir um alerta de tsunami depois do tremor, mas ele foi levantado logo depois. Um pescador relatou que foi criada uma onda de três metros de altura.

Em dezembro de 2004, um tsunami causado por um tremor de magnitude superior a 9, na costa de Sumatra, matou mais de 226 pessoas em vários países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário