sábado, 6 de novembro de 2010

Espanhóis protestam contra a presença do Papa em Barcelona

Um grupo de 50 pessoas, convocado pelo sindicato CGT de Barcelona, tentou em vão neste sábado (6) se aproximar da Sagrada Família, catedral que receberá o Papa Bento XVI. Mesmo assim, protagonizou uma manifestação ruidosa contra a visita do Sumo Pontífice, que chegou no sábado à cidade de Santiago de Compostela.

A polícia precisou intervir para conter os manifestantes, que interromperam parcialmente a Via Layetana. Não houve registros de maiores incidentes.

Integrantes da CGT (Confederação Geral do Trabalho) distribuíam panfletos enquanto gritavam: "Nem Deus, nem Estado, nem Papa". "Não queremos receber este senhor", declarou o porta-voz da CGT, Angel González.

"A classe trabalhadora lutou para que esta cidade se veja livre de algo que consideramos próprio de tempos passados e obscuros, onde as consciências das pessoas permaneciam fechadas e escravizadas entre grandes templos, igrejas e catedrais. Como a que Ratzinger veio consagrar", acrescentou, referindo-se ao templo da Sagrada Família, obra do arquiteto catalão Antoni Gaudí, que o papa Bento XVI consagrará neste domingo (7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário