sábado, 6 de novembro de 2010

Grupo cria espetáculo em homenagem a Patativa do Assaré

Deixando como herança ao Ceará e ao Brasil uma vastíssima produção em poesia que aborda os mais diversificados temas, se fosse vivo Patativa do Assaré teria completado 100 anos em 05 de março de 2009, o poeta, natural de Santana do Assaré faleceu em 2002.

Patativa cantou o amor, a saudade, a tradição nordestina e não se calou diante das injustiças sociais, falou sobre políticos corruptos, a reforma agrária e principalmente sobre a vida sofrida do agricultor nordestino.

Tantas qualidades fez surgir o espetáculo Patativa do Brasil que mostra ao público um pouco sobre a vida e a obra do grande poeta cearense, e acima de tudo homenageando-o em seu centenário de nascimento da maneira mais profunda que se pode fazer a um escritor: incentivando a leitura de sua obra.

As 10 apresentações do espetáculo aconteceram entre os dias 17 de junho e 28 de outubro: Cejovem – 17/06; Quixelô – 06/07; Jucás – 15/07; Acopiara – 17/07; Sítio Caipu (Cariús) – 30/07; Filgueiras Lima – 12/08; Liceu (manhã) – 22/10; Liceu (tarde) – 22/10; Sítio Alencar (manhã) – 28/10; Sítio Alencar (tarde) – 28/10.

O espetáculo que integra várias linguagens das manifestações artísticas, reúne poesia, bom humor e música. O texto e direção são de Patrícia Vênus, e atuação além desta de Carlos Henrique, Luana Norões e Sara Eglle, que dividem ainda a percussão com a Mestra Dôra, zabumbeira há mais de 30 anos em Iguatu e que por falta de oportunidade estava com o talento adormecido.

Para os integrantes do grupo um momento singular de crescimento e intercâmbio cultural, para o público uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre este tão importante poeta cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário