sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ministério da Saúde lança plano especial para combater câncer de colo de útero

O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira um plano especial para o combate ao câncer de colo de útero, o quarto que mais mata mulheres no país. O programa será focado principalmente na região Norte, onde a incidência da doença é maior. Lá, o número de óbitos varia de 8 a 10 por cem mil mulheres. Na média nacional, fica abaixo de 5.

O investimento no programa será de R$ 115 milhões. Entre as ações previstas estão a utilização das equipes do Programa Saúde da Família para a detecção precoce da doença, a implantação de programas de controle de qualidade nos laboratórios que realizam a análise do material colhido no exame papanicolaou e o treinamento de ginecologistas para o tratamento adequado das lesões precursoras da doença --alterações que, se não tratadas, podem evoluir para o câncer.

A recomendação do governo é que todas as mulheres com 25 a 59 anos de idade sejam submetidas ao exame para a detecção da doença a cada três anos após dois resultados normais em um intervalo de um ano. Caso seja constatada a existência de lesões precursoras, a mulher é encaminhada para cirurgia, normalmente ambulatorial. A chance de cura é de quase 100%.

A maior incidência da doença na região Norte é atribuída à dificuldade de acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento. As características do local, com populações ribeirinhas vivendo distantes dos grandes centros, dificulta a realização de exames periódicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário