terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Casamento comunitário em Iguatu

 Uma solenidade religiosa de casamento comunitário de 51 casais, celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Prado, nesta cidade, assinalou as festividades do mês em que se comemora a Sagrada Família e o Natal. O esforço do pároco João Batista em reunir o grupo tem por objetivo acolher casais que já convivem juntos há vários anos e eliminar barreiras e preconceitos na sociedade.

Entre os casais, alguns já convivem há mais de 15 anos, outros estão unidos há menos tempo, dois ou três anos, mas a maioria já formou família com filhos. "Muitas dessas pessoas se sentiam indignas de participar da comunhão ou mesmo da celebração litúrgica", observou o padre João Batista. "Consideravam-se afastadas e sofriam muitas vezes indiferenças na família e na sociedade".

Um grupo de leigos participou da seleção dos casais. Houve um esforço para se obter documentos pessoais e batistérios, alguns em paróquias distantes, localizadas em outros Estados. Não houve cobrança de nenhuma taxa por parte da Igreja em face da importância da celebração do matrimônio comunitário.

Os casais passaram por um período de catequese sobre o significado do matrimônio e a manutenção da família, com laços de amor, respeito e fidelidade. "Sabemos da importância de uma família estruturada para a formação dos filhos", observou o pároco.

O ceramista, José Lúcio de Lima, e a dona de casa, Francisca Viana, conviviam há 11 anos e agora tiveram a oportunidade de celebrar o matrimônio religioso. "A gente sempre falava sobre isso, queria um dia casar, mas hoje chegou a oportunidade. Estamos felizes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário