terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ceará é o terceiro do Nordeste em bancada feminina

Com a convocação de mais três mulheres para a Assembleia Legislativa, diante da presença de seis deputados estaduais eleitos no novo secretariado de Cid Gomes, o Ceará passou a ser o terceiro estado nordestino em bancada feminina, em números proporcionais.

Além de Patrícia Saboya (PDT), Rachel Marques (PT), Miriam Sobreira (PRB), Eliane Novais (PSB), Fernanda Pessoa (PR) e Bethrose (PRP), também estarão no plenário da Casa, dia 1 de fevereiro, as deputadas Inês Arruda (PMDB), Ana Paula Cruz (PRB) e Doutora Silvana (PMDB).

Na composição original, com as seis deputadas eleitas, o Ceará era o quinto do Nordeste, com 13% de mulheres parlamentares. Agora, o percentual subiu para 19,54%, superando a Bahia (17,46%, 11 mulheres entre 63 parlamentares) e a Paraíba (16,6%, seis mulheres entre 36 parlamentares). O maior percentual de bancada feminina ocorre em Sergipe (25%, seis mulheres entre 24 parlamentares), seguido pelo Piauí (23,3%, com sete mulheres entre 30 parlamentares).

Depois de Sergipe, Piauí, Ceará, Bahia e Paraíba, aparecem o Rio Grande do Norte (12,5%, com três mulheres entre 24 parlamentares), o Maranhão (11,9%, com cinco mulheres entre 42 parlamentares), Pernambuco (8,16%, com quatro deputadas entre 49 parlamentares) e Alagoas (7,4%, com duas mulheres entre 27 parlamentares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário