sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Doze pessoas são linchadas por levar epidemia de cólera ao Haiti

Pelo menos 12 pessoas foram linchadas nos últimos dias no sudoeste do Haiti por grupos que os acusavam de levar à região a epidemia de cólera, que já matou mais de 1.800 pessoas, afirmou a polícia.

"Uma dúzia de pessoas acusadas de levar o cólera para a região, que até agora não tinha a doença, foram assassinadas a facadas e pedradas, e seus corpos foram queimados na rua", indicou um inspetor da polícia haitiana.
O incidente ocorreu no departamento de Grand'Anse, no sudoeste do Haiti.

"O primeiro caso de linchamento data da semana passada e desde então tivemos casos todos os dias e também tentativas frustradas", disse o funcionário judicial Kesner Numa, que iniciou uma investigação.

Os linchados são "pessoas acusadas de bruxaria vinculada ao cólera. Segundo o bando, teriam semeado uma substância que propaga a doença na região", explicou Numa. "É difícil investigar, já que a população se nega a colaborar com a Justiça porque acredita realmente que os bruxos matam aproveitando a epidemia de cólera", acrescentou.

Desde a metade de outubro, quando foram registrados os primeiros casos de cólera, hospitais e clínicas no Haiti receberam mais de 80 mil pessoas afetadas pela epidemia, que deixa ao menos 1.800 mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário