quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Três brasileiros foram diagnosticados com vírus asiático

Uma nova doença proveniente do Sudeste Asiático acaba de ser identificada no Brasil: a chikungunya. É transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e causa febre alta e dores muito fortes nas articulações, que podem durar até seis meses, mas não é tão fatal quanto a dengue. Até agora, exames confirmaram a presença do vírus em três brasileiros que contraíram a enfermidade no exterior.

O primeiro caso confirmado, em 25 de agosto, foi de um surfista do Rio de Janeiro, de 41 anos, que esteve na Indonésia. O segundo caso, um homem de São Paulo, com 55 anos, que também esteve na Indonésia, foi diagnosticado em 29 de setembro. O terceiro caso, confirmado dia 3 de dezembro, é de uma mulher. Ela tem 25 anos, mora em São Paulo e viajou para a Índia. Eles entraram no Brasil infectados pelo vírus. Esta é a primeira vez que a presença da chikungunya é confirmada no país.

A contaminação assusta porque acontece por meio do mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti. O número de casos de dengue explodiu neste ano, o que indica uma proliferação do inseto. Até dezembro foram registrados 936.260, mais que o dobro de 2009. O Aedes albopictus, transmissor da febre amarela, também pode contaminar seres humanos com a chikungunya.

O professor Pedro Tauil, do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília, integra equipe do Ministério da Saúde que investiga a o vírus e esclarece que não há motivo para alarde, já que os casos graves da doença asiática são bem mais raros que os de dengue.

A atenção com o mosquito da dengue deve ser redobrada. Os cuidados para combater a chikungunya são os mesmos para impedir a proliferação da dengue.

Na segunda-feira, 6 de dezembro, a equipe do Ministério da Saúde responsável por adotar medidas de prevenção à chikungunya fez uma reunião para discutir quais ações serão adotadas. Representantes das sociedades brasileiras de Reumatologia, Pediatria, Geriatria e Clínica Médica estiveram presentes.

Sintomas

Segundo o professor, as dores articulares causadas pela doença são tão intensas que deixam as vítimas encurvadas. Tanto que a palavra chikungunya, de origem suaíli – língua falada em países africanos banhados pelo Oceano Índico –, significa "aquele que dobra".


Como ocorre com a dengue, a base do tratamento é manter o paciente bem hidratado o tempo todo. Ele diz que o Brasil já está preparado para fazer o diagnóstico da chikungunya. Existem laboratórios de referência do Ministério da Saúde que são capazes de fazer os exames, entre eles o Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará.


A chikungunya foi identificada pela primeira vez na década de 1950. O primeiro caso confirmado da doença fora do Sudeste Asiático aconteceu em 2005, na França. Turistas franceses contraíram a doença durante passagem pela Ilha de Réunion, no Oceano Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário