segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fundo de Garantia tem o pior rendimento desde a sua criação, há 43 anos

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) teve, em 2010, o pior rendimento desde a sua criação, há 43 anos. A correção no período foi de 3,6189%, somando o juro de 3% anuais mais a TR (Taxa Referencial), que é usada na atualização do fundo e ficou em 0,6009%.

Esse rendimento ficou abaixo da inflação, que acumulou 5,92% no ano passado, de acordo com o IPCA (Índice Preços ao Consumidor Amplo), pesquisado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Isso mostra que como aplicação financeira, o fundo teve uma perda de R$ 4,9 bilhões para a inflação. 

Os cálculos são do Instituto FGTS Fácil, que defende a substituição da TR por um índice de inflação como o IPCA para que seja feita a atualização monetária do fundo. Caso o rendimento usasse o indicador inflacionário do IBGE, esse seria de 8,7981%, que mostra uma perda de R$ 15,3 bilhões na comparação com o que o FGTS teve de rendimento em 2010.

Um comentário:

  1. Olá meu grande amigo Ozemar Rodriguês a Equipe do Blog Quixelô em Fóco Parabeniza você pelo o seu grande Portal de Noticia de Acopiara que traz cobertura para todo o Estado do Ceará o Brasil e do Mundo, nós do Quixelô em Fóco também estamos Juntos nessa parceria veja: http://quixeloemfoco.blogspot.com/ somos seguidores do seu Blog e do Blog do nosso Grande amigo Lindomar Rodriguês, Parabens para voces, que Deus abençoi a todos e um grande abraço a todos !!!

    ResponderExcluir