terça-feira, 29 de novembro de 2011

Falta vacina para conter o vírus da gripe A em Pedra Branca


Em entrevista nesta segunda-feira (28), o coordenador de promoção e proteção de saúde da Sesa, Manoel Fonseca, confirmou que o município de Pedra Branca não tem vacina suficiente para atender toda a população contra o vírus da gripe A, que se espalha na cidade. O estoque existente, segundo ele, seria para atender apenas as crianças.

O secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, informou, através do microblog Twitter, que vai visitar o município de Pedra Branca, no Sertão Central cearense. A Sesa, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, confirmou 13 casos de gripe H1N1 na cidade.

Desde a última quinta-feira (24), um grupo de profissionais estão em Pedra Branca para investigar os 284 casos notificados. De acordo com nota publicada no site da Secretaria, os pacientes estão sendo acompanhados e monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas da Sesa e da Secretaria de Saúde Municipal de Pedra Branca.

Foco da doença

Todos os pacientes infectados são alunos do Colégio Agrícola da cidade. A suspeita é de que a transmissão tenha ocorrido através de uma pessoa da cidade que teve contato com um paciente infectado pelo vírus em São Paulo.

Em 2011, cerca de 17 mil, dos 43 mil moradores de Pedra Branca, foram vacinados contra gripe. Desse total, 94% das crianças com menos de 1 ano foram vacinadas contra a doença e 95% dos idosos.

A Secretaria da Saúde informou que a medicação indicada para o tratamento dos pacientes de Pedra Branca foi liberada e orienta os profissionais de saúde e a população para que fiquem alerta para os sintomas da gripe H1N1, como febre, tosse, coriza, dispneia.

Nesta segunda-feira (28), deve ser divulgada uma nota oficial com os procedimentos que estão sendo realizados e o que deve ser feito para evitar o contágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário