quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ipea aponta Ceará como um dos estados com menor número de médicos do SUS

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a média de médicos por mil habitantes que atendem no Sistema Único de Saúde (SUS) é 3,1 nas regiões Norte e Nordeste, 1,9 no Sul e 2,4 no Sudeste.

O Ceará é o terceiro estado do Brasil com a menor taxa de médicos que atendem pelo SUS, em relação ao número de habitantes, de acordo com o estudo "Presença do Estado no Brasil" do Ipea. Para cada 1.000 habitantes do Ceará há 2,2 médicos do SUS em atividade.

De acordo com o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, a desigualdade na saúde ocorre porque os equipamentos e a presença dos profissionais é diferenciada. “O Estado tem uma atuação bastante complexa do ponto de vista de um país continental e com uma população que é a quinta do mundo.

Essa complexidade é maior pelo fato de termos um sistema único de saúde especialmente na atuação pública fazendo com que todo o país seja atendido embora as regiões mais ricas sejam aquelas que possuem melhores equipamentos e maior presença de profissionais, quando os estados mais pobres não têm o mesmo padrão de intervenção”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário