sexta-feira, 6 de julho de 2012

Programa de formação técnica prevê capacitar 40 mil pessoas no Ceará

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Ceará começa neste mês cursos profissionalizantes para 12 mil pessoas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Nesta sexta-feira (6), gestores e técnicos de 33 municípios selecionados pelo Pronatec se reúnem em Fortaleza para debater a operacionalização do programa.

Ao todo, serão geradas 40 mil vagas para cursos de formação técnica voltados para o setor de serviços, principalmente, o turístico. Entre os cursos oferecidos, estão eletricista, camareiro, cuidador de idosos e cozinheiro. Para as capacitações do mês de julho, as vagas já estão fechadas e participam os munícipios com população superior a 50 mil habitantes. As aulas são ministradas no Sistema S (Senac, Senai e Sebrae) e no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFCE) das cidades.

Segundo a STDS, no evento desta sexta-feira (6), serão divulgados os próximos cursos, as novas vagas e municípios que vão participar do Pronatec até o fim deste ano. Os cursos do Pronatec contemplam jovens, a partir de 16 anos, até adultos com 59 anos de idade, e terão carga horária de 160 a 400 horas aula. Os cursos são para titulares e dependentes de programas federais de transferência de renda, beneficiários do Programa Bolsa Família, definidos pelos municípios, nas áreas do comércio, indústria e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário