terça-feira, 18 de setembro de 2012

Divulgação de pesquisa eleitoral falsa acirra os ânimos em Acopiara

O clima eleitoral no município de Acopiara ficou tenso, após a divulgação de uma suposta pesquisa de intenção de voto, não registrada pela Justiça Eleitoral. O episódio criou um clima de discussão entre os eleitores, com agressões verbais, desde a quinta-feira (13).

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De acordo com a Coligação adversária, que tem como candidato o médico Vilmar Félix (PSB), o candidato da situação Robinho Almeida (PMDB), teria divulgado dados de uma suposta pesquisa em que aparecia em situação favorável. E o pior de tudo, os dados da pesquisa foram divulgados em um papel em que constava o timbre da TV Diário. O diretor da emissora, Roberto Moreira rebateu a realização da pesquisa e garantiu que a TV Diário não trabalha com esse tipo de pauta e que jamais fez qualquer espécie de pesquisa ou consulta em Acopiara.

O episódio está sendo alvo de representação eleitoral por parte da Coligação "Acopiara é Competência é Trabalho", representada por João Adail Vieira, pela prática do art. 33, § 3º, da Lei das Eleições c/c art. 18 da Resolução TSE 23.364/2011 por divulgação de pesquisa fraudulenta.

De acordo com a legislação eleitoral não se pode divulgar resultado de pesquisa sem o prévio registro das informações a ela relativas. E para quem as divulga, seja entidade ou empresa, candidato, partido, coligação ou qualquer do povo, sem registro, está reservada a multa no valor de 50 mil a 100 mil UFIR (§ 3º do art. 33), equivalente a cifra que vai de R$ 53.205,00 até R$ 106.410,00, de acordo com o art. 18 da aludida Resolução.

Ainda conforme a legislação, caso seja apurada a responsabilidade do candidato, estará ele sujeito a uma pena que varia de 06 meses a 01 ano de detenção conforme trata o art. 19 da sobredita Resolução.


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Na ação apresentada à Justiça há a comprovação das falas do candidato através da juntada de um cd com a gravação em que Robinho Almeida fala da pesquisa em que supostamente estaria à frente. “Eu quero dizer que a nossa situação política representada através das pesquisas políticas eleitorais. Quando a pesquisa saiu Robinho Almeida já estava com 10% das pesquisas. Antonio Almeida o Tio Antonio, ganhou as eleições com 7%. Nós, antes de chegar o mês de setembro, nós estamos com 6. A tendência é chegar aí com 10/12%. 15, agora é 15. A nossa meta é ganhar com 15%”, disse Robinho.

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