terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mais procurada do Sisu, UFC deve ter 95% de calouros cearenses

A decisão de tornar a Universidade Federal do Ceará (UFC) uma das primeiras do Brasil a adotar o Sisu como forma de ingresso contribuiu para que a instituição fosse a mais procurada em 2013, com 133.923 inscritos, na avaliação do reitor Jesualdo Farias. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ressaltou a boa quantidade de vagas ofertadas pela instituição.

Apesar da grande procura de alunos de outros estados por vagas na UFC, Jesualdo Farias acredita que cerca de 95% das vagas serão de estudantes do Ceará. "Os cearenses são muito competitivos aqui e em qualquer lugar do país. Cerca de 95% dos cearenses vão ocupar as nossas vagas. Em 2011 alunos de outros estados ocuparam 7,5% das vagas; em 2012 foram 3,5%", lembra.

Para o diretor executivo do Sistema Ari de Sá de Ensino, Ari de Sá Neto, o cearense tem "uma cultura do estudo", o que torna o aluno cearense mais competitivo. "Nós temos convênio com escolas de 20 estados e percebemos a diferença no Ceará. Existe uma busca muito forte pelas melhores escolas de ensino, há uma cultura do estudo. Isso parte muito do aluno e as escolas, elas acabam tendo que atender a demanda", diz. O diretor lembra que Fortaleza é a cidade com o maior número de aprovados no ITA em 2012.

A UFC aderiu ao Sisu em 2009, com ingresso em 2010. Segundo balanço divulgado pelo MEC nesta segunda-feira (14), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou em segundo lugar, com 115.794 inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário