terça-feira, 5 de março de 2013

Prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar participa da solenidade de acolhimento de médicos do Provab


O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar informou ao blog que foi divulgada a lista com os 4.392 médicos selecionados para o Programa de Valorização do Profissional Médico (Provab).  Esses profissionais estão autorizados a iniciaram os trabalhos desde a última sexta-feira, 1.º de março, em 1.407 Municípios, dentre eles, Acopiara. A listagem do Ministério da Saúde foi publicada nesta edição do Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria 11/2013.
 
Os médicos listados tiveram os cadastros validados pelos Municípios inscritos no Programa. Agora, eles vão atuar nestas localidades e se especializar em Saúde da Família. O Ministério vai arcar com uma bolsa mensal de R$ 8 mil.


De acordo com as normas do Provab, os médicos terão de trabalhar por 32 horas e estudar outras oito horas semanais.  As atividades teóricas serão supervisionadas por universidades. Eles também têm o direito de trabalharem em outros locais, pois não há exclusividade com o Programa. Basta apenas que o profissional cumpra as horas contratuais com o Município.
 

Selecionados por região


O Programa tem por objetivo incentivar a ida de médicos para o interior ou para periferias de grandes cidades. A maioria, 1.724 dos selecionados vai para as periferias. Entre as regiões, a que mais receberá novos profissionais será o Nordeste, com 2.494 médicos, ou 49% do total, para 696 Municípios.


Seguidamente ao Nordeste, está o Sudeste, com 1.018 profissionais, para dos 357 Municípios inscritos; o Sul receberá 370 profissionais para 169 cidades; o Norte terá 241 médicos para atuar em 84 Municípios e, por último, o Centro-Oeste que terá 269 profissionais distribuídos em 101 Municípios. 


Dr. Vilmar participa da solenidade de acolhimento de médicos do Provab


O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar viaja na madrugada desta terça-feira para Fortaleza, onde ao lado do governador Cid Gomes, do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, e do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, recebe, às 09 horas, no Centro de Eventos do Ceará, os 6 médicos participantes da segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que vão prestar serviços em Acopiara.
 
De acordo com Dr. Vilmar o Provab promove a qualificação médica por meio de atendimento em unidades básicas na periferia de grandes cidades, municípios do interior com populações carentes e de regiões remotas. 
 

Em tempo

 

O município de Acopiara foi beneficiado com os seguintes médicos: 



DAYVISON ROBERTO NOBRE ALVES
CARLOS ABDIAS VERAS REIS
JOAO PAULO OLIVEIRA DE MELLO
SANMY SANMIZY SILVESTRE MOURA
THIAGO MOREIRA RODRIGUES e
FLORA ARAUJO ULISSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário