terça-feira, 5 de março de 2013

Vento forte derruba prédio e danifica casas no Cariri, interior do Ceará

Uma forte ventania derrubou as paredes e telhados do segundo andar de um comércio no fim da tarde de segunda-feira (4), na cidade de Barbalha, na Região do Cariri. Segundo o proprietário do estabelecimento, os danos foram materiais e estimados em torno de R$ 30 mil. “Dos males o menor, porque ninguém saiu ferido”, disse o comerciante José Luciano Nascimento.

A queda dos destroços acabou derrubando parte da casa vizinha ao comércio. Mas foi o barulho o que mais assustou os moradores. “Fiquei apavorada. Meu primo que mora ali, vizinho, ficou até com a pressão alta devido o baque que foi grande”, disse a aposentada Maria Macedo.

Mas, o susto maior foi dos trabalhadores que estavam no comércio no térreo do prédio. Maria Célia Carneiro, que trabalha no estabelecimento, conta que muitos se jogaram embaixo das mesas e balcões por reflexo. “O bom é que a gente está vivo pra recuperar tudo de novo”, disse Célia.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a causa do vento mais forte é um fenômeno chamado 'sistema atmosférico de alta pressão', que está atuando próximo à região nordeste. Este fenômeno aumenta a intensidade do vento e, segundo a Funceme, não é normal para essa época do ano. A previsão é que continue ventando mais forte nos próximos três dias sem favorecer a formação de nuvens de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário