quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aneel aprova reajuste na tarifa de energia



A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou, nesta terça-feira (16), o reajuste da tarifa de energia cobrada pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), no Ceará.

A tarifa das residências de baixa tensão será de 3,44%. Para as residências de tensão médica, o reajuste é de 4,38%. A tarifa irá ficar 1,47% para as indústrias.

As novas tarifas irão atingir 2,9 milhões de residências nos 184 municípios do Ceará. O reajuste será válido a partir da próxima segunda-feira (22).

Segundo a Colece, o reajuste médio no estado é de 3,52%. Os valores estão sujeitos a alterações antes da publicação no Diário Oficial da União.

Os percentuais aprovados de reajuste da distribuidora refletem a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, o aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.

Para que sejam calculadas as variações de custos, a Aneel considera que a empresa calcule os gastos que apresentou no decorrer do ano. O cálculo inclui custos da atividade de distribuição e gastos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário