terça-feira, 16 de abril de 2013

Campanha de vacinação contra gripe iniciou hoje em Acopiara


A Secretaria da Saúde de Acopiara em parceria com o Ministério da Saúde, espera vacinar pelo menos, 80% do público alvo. Para isso solicita que todos os integrantes do grupo prioritário se vacinem. Lembra ainda que as pessoas, com doenças cardíacas, pulmonares, obesos, transplantados renais ou que tenham alguma doença crônica associada, procurem os postos de saúde em que estão cadastrados para receberem a vacina durante o período da campanha. 

Caso no local de atendimento onde são atendidos regularmente não tenha um posto de vacinação, e os pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de 2013.

Alerta também que a vacinação de gestantes contra a influenza é segura em qualquer idade gestacional, e que as mulheres em puerpério (45 dias após o parto) deverão receber a dose da vacina porque este grupo apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes e também pelo fato de que, na amamentação, a vacina ajuda a proteger o bebê.


Em Acopiara no dia 20/04 funcionarão todos os dezoito (18) postos de saúde, das 8h às 17h na sede e, até as 15h nas unidades de saúde da zona rural.


A vacinação anual dos grupos prioritários tem contribuído ao longo dos anos para a prevenção da gripe nas pessoas vacinadas, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares e mortalidade e diminuição dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.


VACINAÇÃO VIROU PROGRAMA DE FAMÍLIA! RESPONSABILIDADE DE TODOS!

Raimunda Félix de Oliveira
Secretária Municipal de Saúde 
Izabel M. G. Queiroz
Coordenadora Municipal de Imunização 


NOTA TÉCNICA Nº 02/2013- PARA DIVULGAÇÃO

ASSUNTO: 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe
Para 2013, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 15a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mesma ocorrerá no período de 15 a 26 de abril sendo o sábado, 20/04 o dia de mobilização nacional, tendo como slogan: “QUEM LEMBRA DA VACINA SE PROTEGE DA GRIPE”.

Nesta campanha serão os seguintes grupos prioritários a serem vacinados:

- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade,
- Trabalhadores de saúde,
- Crianças de seis meses a menores de dois anos,
- Gestantes em qualquer idade gestacional,
- Puérperas (até 45 dias após o parto),
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,
- Os povos indígenas e
- A população privada de liberdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário