quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante e mais 27 têm prisão decretada

Suspeitos de envolvimento em um suposto esquema de fraude em licitações e desvio de dinheiro público, o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Walter Ramos de Araújo (PR), o ex-vice-prefeito, Francisco Moraes Braga (PPS), e outras 26 pessoas – entre ex-gestores, engenheiros, advogados e empresários – tiveram prisão temporária decretada ontem pela Justiça, na operação “Vil metal”.

O prejuízo aos cofres de São Gonçalo teria chegado a R$ 3,4 milhões, mas o Ministério Público Estadual (MP-CE) aponta que o dano no Ceará pode ser bem maior. Isso porque, de acordo com o promotor Eloilson Landim, há indícios de que as irregularidades investigadas tenham atingido outras prefeituras, causado rombo de até R$ 30 milhões. Segundo ele, 1.215 licitações podem ter sido fraudadas pelas sete empresas acusadas e por outros gestores municipais.

Informações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) e do MP-CE apontam que o dinheiro teria sido usado para pagar serviços de engenharia nunca realizados, de 2007 a 2011. Também haveria sinais de que os cheques emitidos pela Prefeitura eram depositados nas contas bancárias dos envolvidos ou de outras empresas. A Justiça determinou a quebra do sigilo fiscal e bancário dos supostos envolvidos, além de ter decretado a indisponibilidade de seus bens.

Até o início da noite de ontem, 25 dos 28 suspeitos, incluindo o ex-prefeito e ex-vice, haviam sido presos e levados à Delegacia de Capturas, em Fortaleza. O local ficou bastante movimentado com o entra e sai de vários advogados – dois deles confirmaram defender acusados na operação “Vil metal”, mas preferiram não dizer o nome dos clientes e nem se manifestaram em defesa deles.

Ontem, pelo menos três pessoas prestaram depoimento na Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). Enquanto aguardava para ser ouvida, uma ex-secretária de São Gonçalves do Amarante chorava muito, e preferiu não dar entrevista. A expectativa é que o ex-prefeito Walter Ramos seja ouvido apenas hoje.

Detalhes hoje

A Procap não informou que outros municípios podem ter sido atingidos e quais os nomes das sete empresas investigadas. Os detalhes da operação devem ser divulgados apenas na manhã de hoje, em entrevista coletiva. O advogado do ex-prefeito de São Gonçalo, Paulo Quezado, disse que o ex-gestor agiu na legalidade e que ainda aguarda o desenrolar do inquérito e das perícias para se manifestar sobre o caso.

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário