segunda-feira, 26 de agosto de 2013

79 cubanos chegam à Capital para avaliação


Em meio a gritos de “esses médicos são nossos, esses médicos são do povo”, 79 profissionais cubanos desembarcaram em Fortaleza ontem. Eles se juntarão a mais 13 integrantes do Programa Mais Médicos que já estão na Capital. Pelos próximos 21 dias, os novos profissionais da atenção básica da saúde passarão por uma avaliação. Se considerados aptos, já poderão atender pacientes a partir do dia 16 de setembro.

Após o desembarque, o médico cubano Juan Hernandez afirmou ter consciência das dificuldades do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou a experiência dos médicos conterrâneos. “Vai ser difícil no início, mas depois vai melhorando. O Governo deverá ajudar também. Nós já trabalhamos em outros países”, disse. Ele destacou, ainda, a importância das condições sanitárias da população para a atenção básica na Saúde e afirmou que o pagamento pelo seu trabalho apenas precisa “ser necessário para viver”.

No voo de ontem, estavam mais 128 médicos cubanos, que se juntarão aos 206 que chegaram no sábado (24) e foram distribuídos entre Recife, Salvador e Distrito Federal. A primeira etapa do Mais Médicos conta ainda com 244 profissionais intercambistas (estrangeiros e brasileiros com diplomas internacionais), totalizando 657.

Nenhum comentário:

Postar um comentário