terça-feira, 24 de setembro de 2013

Preso no Ceará peruano ´cabeça´ do narcotráfico

Walmer Ramirez Campos usava um nome falso 
no Ceará e era conhecido por ´Gringo´ ou ´Toni´

Um homem, de origem peruana, e sua companheira cearense foram presos, na tarde do último sábado, após a deflagração da ´Operação Prefixo´, das polícias Civil e Militar da Paraíba, com apoio do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Ceará (DIP). Segundo informações repassadas pelo DIP, o estrangeiro é o ´cabeça´ de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas que agia em nove Estados brasileiros e em outros dois países.

Walmer Ramirez Campos, 44, estava no Ceará há mais de 10 anos. Ele foi preso junto de Rachel Vieira Lima, 29 , na casa onde moravam, na Rua Cidade do Rio Branco, no bairro Henrique Jorge. O peruano usava o nome falso de Marcos Antônio Chavarry Trutillo e era conhecido como ´Gringo´, ou, ´Toni´.

Ele começou a ser investigado há cerca de três meses, depois que um dos integrantes de sua quadrilha foi preso com dois quilos de maconha, na cidade de Patos, no sertão paraibano, e acabou delatando outros nomes.

De acordo com informações da Polícia, Walmer Ramirez trazia da Bolívia cocaína e maconha que vendia. A droga entrava no Brasil pelo Acre ou pelo Mato Grosso, e seguia direto para Fortaleza. Somente depois que chagava aqui, é que ´Gringo´ fazia a distribuição para o Peru, a Espanha e para os Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão, São Paulo, Amazonas e Acre.

Para o delegado titular do DIP, Francisco Carlos de Araújo Crisóstomo, um dos meios que os traficantes acham para que estas drogas cortem o Brasil, é enviando-as em cargas de madeira. "Vem muita madeira do Acre para cá. É muito difícil que algum ponto de fiscalização vá desarrumar uma carrada inteira de madeira sem uma informação efetiva. Nisto, muito droga está vindo escondida", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário