segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Alunos da rede pública terão cota de 50% em cursos da UFC em 2014


Metade das vagas para os cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) será preenchida, a partir de 2014, por alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. A oferta de 50% das vagas de cada curso e cada turno foi aprovada na manhã de ontem em reunião do Conselho Universitário (Consuni) da UFC. A outra metade das vagas fica disponível para ampla concorrência.

Dentro das cotas para alunos da rede pública, 50% das vagas se destinam a estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo para cada membro. Para todas as vagas destinadas aos alunos da rede pública, será adotado o percentual mínimo referente à soma de pretos, pardos e indígenas no Estado – que chegam a 62% no Ceará, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O reitor Jesualdo Farias avalia a mudança como ganho significativo para classes menos favorecidas. “Antes, os alunos das escolas públicas alcançavam de 10 a 15% em cursos como Medicina, Direito e nas Engenharias”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário