segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Funcionários dos Correios podem voltar ao trabalho na quarta-feira, afirma ECT

Os funcionários dos Correios do Brasil deverão voltar ao trabalho a partir da próxima quarta-feira (9), dependendo da decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), de acordo com a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT/CE). A decisão será a respeito do dissídio entre a empresa e a Federação dos Trabalhadores (Fentect), referente ao acordo coletivo 2013/2014. O julgamento das causas sociais e econômicas acontecerá em Brasília nesta terça (8), às 14h30. 

De acordo com a ECT/CE, todas as agências no Ceará permanecem abertas e trabalhando com distribuição. Contudo, há um impacto na veiculação do serviço Sedex 12 (entrega rápida oferecida pelos Correios, onde documentos e mercadorias são entregues até às 12 horas do dia seguinte ao pedido). Por conta da greve, esse serviço está suspenso.

No Ceará, aproximadamente 84% dos trabalhadores permaneceram em seus postos de trabalho desde a última sexta-feira (4). Neste fim de semana os Correios realizaram mutirões para entregar cartas e encomendas à população. A ação integra o Plano de Continuidade de Negócios posto em prática pela empresa, o qual ainda inclui medidas como deslocamento de empregados entre as unidades e realização de horas extras.

A proposta da categoria é reajuste de 8% no salário, reposição salarial de 6,27%, ganho real de 1,7%, aumento de R$ 100 linear, vale-extra de R$ 650,65 e vale-cultura. A contratação de 30 mil novos funcionários a nível nacional, manutenção do plano de saúde e melhorias de condição de trabalho, especialmente a segurança dos funcionários, são outras reivindicações da categoria. 

Na manhã desta segunda-feira (7), o Sindicato dos trabalhadores em correios, telégrafos e similares do Estado do Ceará (Sintect/CE) estará realizando uma concentração no bairro Cidades dos Funcionários, em frente ao prédio do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios. A categoria está em estado de greve há 19 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário