terça-feira, 1 de julho de 2014

SC tem 45 mil atingidos pelas chuvas e 23 municípios em emergência


Santa Catarina tem 45.700 pessoas atingidas pelas chuvas e 23 municípios decretaram situação de emergência até a noite desta segunda-feira (30). Estes são os dados atualizados pela Defesa Civil estadual, por volta das 22h30. Conforme o levantamento do órgão, há 41.700 desalojados - pessoas que estão em casas de parentes ou conhecidos - e 4 mil desabrigados, os que não têm onde ficar e foram levados para abrigos.

Segundo o órgão estadual, 44 municípios foram atingidos pelas chuvas. Oeste e Vale do Itajaí são os mais afetados. Serra e Sul são outras regiões que tiveram problemas.


A perspectiva da Defesa Civil é de que os pontos de alagamentos diminuam significativamente a partir desta terça-feira (1º), quando as famílias poderão retornar para suas casas e os estragos começarão a ser contabilizados. Apesar disso, existe a preocupação com deslizamentos ou desmoronamentos, já que o solo está encharcado em várias regiões, devido às chuvas que atingem o estado desde o início de junho, e já não consegue mais absorver a água.

Durante todo o dia, a Defesa Civil se concentrou em receber o levantamento dos municípios atingidos, para ter uma ideia do prejuízo em todo o estado. “A situação já é menos tensa do que nos últimos quatro dias. Os rios já atingiram seus limites máximos, estão reduzindo os níveis. Grande parte da população que foi afetada já retornou às suas residências, óbvio que em uma situação de limpeza", afirmou o secretário estadual da entidade, Rodrigo Moratelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário