quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Onda de calor chega a 40 no Interior


A partir deste mês de setembro, quando a incidência dos raios solares começa a ser mais intensa sobre o Ceará, os moradores do Interior, de áreas mais quentes e secas, sofrem com a elevação da temperatura. A sensação térmica dá impressão de um calor insuportável. Os termômetros chegaram a marcar quase 40º C no início da semana. Fadiga, dor de cabeça, mal estar, narinas ressecadas e sede intensa são sintomas comuns nessa época do ano.

A expressão mais ouvida nos últimos dias neste município tem sido: "Que calor é esse?!" As queixas com relação ao tempo quente são o início da maioria das conversas. Nas ruas, as pessoas procuram abrigo do sol, disputam qualquer espaço de sombra, tentam se proteger como podem, na tentativa de diminuir a sensação térmica, que tem sido quase insuportável.

Os moradores andam rápidos e tentam se proteger do sol e do calor. Nas paradas de ônibus, que nem sempre possuem abrigos, os pequenos espaços são disputados. Até as sombras dos postes. Acessórios como chapéus, bonés e sombrinhas e até outros objetos, livros, bolsas e sacolas são usados para cobrir o rosto do sol escaldante.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mediu ontem temperatura máxima de 34º C, e a massa de ar quente deve permanecer na região nos próximos dias. 

A expectativa meteorológica até o final deste mês de setembro é de temperatura oscilando em torno 36º C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário