terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Agentes de Saúde comemoram reconhecimento e incentivo a categoria pela Prefeitura de Acopiara


O reconhecimento e importância dados pela Prefeitura de Acopiara ao trabalho desenvolvido pelos Agentes Comunitários de Saúde - ACS está sendo comemorado por toda classe. Em confraternização promovida pela Secretaria de Saúde na sexta-feira (19), todos os profissionais receberam das mãos do prefeito Dr. Vilmar o pagamento do adicional, batizado de 14º salário, além do incentivo salarial de 25% que, baseado no valor salarial, vem sendo pago mensalmente desde janeiro de 2014.

O prefeito lembrou que os agentes comunitários de saúde surgiram no Ceará e, pelo tamanho da importância, foram copiados por outros estados brasileiros. "Desde o início do trabalho desses profissionais os resultados foram de melhorias na saúde das famílias atendidas e como médico os acompanhando por mais de 20 anos sei do valor para o município, tanto que hoje a Prefeitura concede um incentivo e adicional a todos", salientou Dr. Vilmar.

A presidente da Associação dos ACS de Acopiara, Ionara Pinheiro, diz não lembrar de um ano tão bom, quanto 2014, para categoria. "Esse foi o ano do agente de saúde. Fomos reconhecidos, lembrados, equipados para fazer o nosso trabalho e incentivados financeiramente, que com certeza, essa luta de mais de 10 anos, foi a nossa grande conquista concedida pelo prefeito Dr. Vilmar a quem temos muito a agradecer", comemorou.

O Programa de Agentes de Saúde do Ceará que em 1987, com a proposta de socorro às populações atingidas pela seca, se transformou numa ampla ação de promoção à saúde, utilizando o trabalho dos ACS em larga escala. 

O ACS, como está concebido hoje, no Sistema Único de Saúde - SUS, surgiu no Ceará. E é aqui que entra o SUS. Porque um ano depois, com a aprovação da nova Constituição e do SUS, o Brasil teria, pela primeira vez, uma política pública nacional que privilegiasse uma concepção ampliada de saúde. E deu certo: em 1991, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Agentes de Saúde (Pnacs), com o objetivo de unir as várias ações que existiam espalhadas pelo país sob uma única orientação. Um ano depois, o Pnacs se transformou no Programa de Agentes de Saúde (Pacs). 

A melhora dos indicadores de saúde apresentados pelos municípios que adotaram o Pacs favoreceu a criação do Programa de Saúde da Família (PSF), em 1994. Hoje, o PSF é entendido como uma estratégia que altera o modelo assistencial de saúde centrado na doença, no médico e no hospital para responder à demanda por atenção integral, como manda o SUS. Juntos, Pacs e PSF compõem a Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário