segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cresce assassinato de mulheres no CE

O sonho de uma vida, interrompida de maneira covarde, seja por um relacionamento que se tornou perigoso, vingança ou os mais diversos motivos. As mulheres têm sofrido os impactos da violência no Ceará e perdido a vida na guerra invisível que ceifa vidas no Estado. De acordo com o Observatório da Violência Contra a Mulher, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Ceará é o 6º no ranking de mortes de mulheres. Em 2014, a taxa de homicídios é maior que no ano de 2013.

Em dados ainda não oficiais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o ano de 2014 registrou um aumento de cerca de 24% no número de mulheres mortas vítimas dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Ceará em relação ao ano anterior. Alguns homicídios com requintes de crueldade se aplicariam aos capítulos mais horrendos da humanidade.

Mortes evitáveis

Apesar da criação da ‘Lei Maria da Penha’, vigente há oito anos, centenas de mulheres continuam sendo mortas no Ceará. Esses crimes poderiam ser evitados, já que o número de denúncias contra agressões e ameaças também tem aumentado, segundo indica levantamento realizado pelo Observatório da Violência Contra a Mulher (Observem), da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

De acordo com a assistente social e coordenadora do Observem, Maria Helena de Paula Frota, a Lei Maria da Penha foi uma conquista, porém, apesar do aumento no número de denúncias, há contradições, pois os homicídios contra mulheres continuam elevados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário