segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PT e PMDB elegem quase metade da bancada no Senado

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, terá motivos para se preocupar caso seja eleito no segundo turno, próximo dia 31 de outubro. O novo Senado se revela muito mais favorável à sua adversária, a petista Dilma Rousseff, já que o PT e o PMDB foram os grandes vencedores na votação para o Senado. Os partidos vão ocupar pelo menos dez cadeiras a mais. Esse é o número de assentos que as legendas que apoiam a candidatura de José Serra perderam nas eleições deste domingo, 3.

PT e PMDB conquistaram praticamente metade das 54 vagas em disputa. A oposição elegeu apenas nove, ou seja, 16%.

Os peemedebistas elegeram 14 nomes, e os petistas, 11. Mas as duas legendas podem ter até mais cinco senadores, dependendo da decisão da Justiça sobre a validade da Lei da Ficha Limpa nestas eleições. 

O PSDB e o DEM, hoje a segunda e a terceira maior bancada, elegeram apenas sete senadores e viram algumas de suas principais lideranças serem barradas nas urnas. Além de Tasso Jereissati (PSDB-CE), os senadores Marco Maciel (DEM-PE), Heráclito Fortes (DEM-PI) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) não passaram da terceira colocação. O PSDB fez cinco senadores, entre eles, o ex-governador Aécio Neves (MG) e o ex-deputado Aloysio Nunes Ferreira (SP). O DEM não elegeu nenhuma cara nova. Renovou o mandato de dois senadores: José Agripino (RN) e Demóstenes Torres (GO). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário