sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Detentos se rebelam e um sai ferido da Penitenciária do Cariri


A falta de água ou a oferta desta em quantidade restrita motivou rebelião em uma das vivências da Penitenciaria Industrial e Regional do Cariri (Pirc) em Juazeiro do Norte. Na tarde desta quinta-feira, um dos detentos participou de um programa policial da TV Verde Vale reclamando contra a situação e até ameaçando o motim. Algumas horas depois, a Polícia Militar foi acionada por conta do início da rebelião e se deslocou à penitenciária para conter os ânimos.

Um grupo de detentos ateou fogo em redes e colchões destruindo por completo. O Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas, enquanto uma viatura do GSU tratou de socorrer um presidiário atingido por um disparo de revólver. Paulo Johnson Silva Batista (foto) é de Fortaleza e foi levado para receber atendimento médico no Hospital Santo Inácio. Ele cumpre pena de 20 anos por conta de um latrocínio praticado no ano de 2004 na capital cearense. Na conversa com o repórter Normando Sóracles, Paulo deu detalhes sobre o Morim.

Os detentos já haviam ultrapassado alguns setores e estavam há apenas um corredor do portão de saída. Quando tomaram conhecimento da rebelião parentes de detentos foram à penitenciária em busca de informações sobre a mesma. Francisca Gomes da Silva é esposa do interno Francisco Garcia de Souza e confessa que os presidiários enfrentam dificuldades com o abastecimento irregular de água. A mesma queixa é externada por outra companheira de detento da vivência 2, no caso Neide Aparecida de Freitas, observando que sem água não haverá melhor higiene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário