terça-feira, 9 de novembro de 2010

Iguatu-CE: Estação ferroviária completa 100 anos

Neste fim de semana, em uma cerimônia simples, realizada na plataforma da estação ferroviária, foram comemorados 100 anos da chegada da ferrovia a esta cidade. Após discursos que lembraram o marco histórico e a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento local, foi servido café da manhã.

A solenidade foi marcada por momentos de emoção, saudades e esperança de reativação do transporte ferroviário de passageiros. O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, lembrou que a administração municipal tem um projeto de implantação de novos trens ligando os distritos de Suassurana e José de Alencar à sede, a exemplo do que ocorre entre as cidades de Crato e Juazeiro. "O nosso desejo é oferecer à população um transporte moderno e econômico, aproveitando a infraestrutura ferroviária", frisou.

O gestor municipal também lembrou a expectativa da chegada da Transnordestina, que vai passar pelo Município, impulsionando o transporte de carga e ligando várias capitais da região. "A nossa história e o nosso crescimento estão ligados diretamente à ferrovia", observou Agenor Neto.

A estação ferroviária foi inaugurada em 5 de novembro de 1910. O estudante de História, da UVA, Michel Prudêncio, produziu um documentário e promoveu uma exposição fotográfica sobre a ferrovia com o tema "100 trilhos", numa referência ao centenário da estrada de ferro e à atual falta de transporte ferroviário de passageiros. O vídeo será exibido em escolas da rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário