sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cearenses desenvolvem vacina contra a dengue

Pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) desenvolveram a primeira vacina vegetal de combate à dengue do mundo. O grande diferencial é que, pela primeira vez, conseguiu-se uma vacina tetravalente, ou seja, que combate os quatro tipos de vírus da doença, incluindo o da dengue hemorrágica.

Os cientistas do Doutorado em Biotecnologia da UECE vêm trabalhando na pesquisa desde 2006, mas só agora conseguiram desenvolver o medicamento, que já foi testado em camundongos com sucesso. Para conseguir chegar ao produto final, eles utilizaram o feijão de corda (vigna unguiculata) como suporte.

Os pesquisadores injetaram genes dos vírus da dengue na planta do feijão, que desenvolveu proteínas capazes de ativar a resposta imunológica no ser humano. Depois dessa fase, as proteínas foram isoladas e retiradas para serem usadas na fabricação da vacina. De acordo com Isabel Guedes, bioquímica responsável pela pesquisa, uma única planta pode gerar até 50 doses.

Esse método de produção à base de plantas é inovador e será capaz de reduzir bastante os custos e reações alérgicas, comuns nas vacinas desenvolvidas em métodos tradicionais. E essa é uma das vantagens da vacina cearense em relação as outras em teste no Brasil e no mundo.

Em camundongos, os resultados já foram positivos, e os animais passaram a produzir anticorpos contra a dengue. O próximo passo é o teste clínico em seres humanos, que não aconteceu por falta de recursos, segundo os pesquisadores.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde em Dengue (OMS), a vacina só deverá ser distribuída à população daqui a cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário