sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Horário de verão economiza R$ 30 milhões em geração térmica

O horário de verão, que termina a zero hora do domingo, gerou uma economia de R$ 30 milhões ao sistema elétrico, estimou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira.

Segundo dados preliminares do ONS, com a mudança nos relógios a demanda por energia no horário de ponta foi reduzida em 2.376 megawatts (MW) nos subsistemas sudeste/centro-oeste e sul, onde vigorou a medida. 

Essa diminuição do consumo equivale a cerca de 4,4% da carga no chamado horário de pico da demanda por eletricidade, usualmente entre o fim da tarde e o início da noite.

Somente na região sul, a economia de energia no horário de pico foi de 555 MW, ou 4,7%. No sistema sudeste/centro-oeste, a economia no horário de ponta foi de 1.821 MW, equivalente a 4,4% da demanda nesse momento do dia.

O princípio do horário de verão consiste em aproveitar mais a luminosidade natural - que nesta época do ano é maior - para que o aumento de consumo de energia no fim do dia seja retardado, tanto na iluminação pública quanto nas residências. Com isso, o sistema opera com mais folga e sobrecargas são evitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário