sábado, 3 de dezembro de 2011

Distância entre os aviões será menor

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) vai aumentar em 47% a capacidade do espaço aéreo nos principais centros de controle do País neste fim de ano.

Para isso, será reduzida a distância entre as rotas de aviões de 10 milhas náuticas (18,5 km) para 5 milhas (9,2 km) entre uma e outra.

A medida faz parte de um pacote de ações de fim de ano nos aeroportos do País, anunciado ontem pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). A Aeronáutica preconiza como distância segura de 5,5 km a 11,1 km.

Embora a prática seja comum nos Estados Unidos e na Europa, ela é vista com preocupação pela federação dos controladores de voos.

"O governo investiu em equipamentos, mas é importante saber se há controladores capacitados para esse aumento", disse Moisés Almeida, presidente da entidade.

Segundo ele, a maioria dos controladores de hoje não tem experiência maior do que de sete anos. "Houve uma evasão grande de controladores a partir de 2007 (ano seguinte ao acidente em que um avião da Gol caiu após se chocar no ar com um Legacy)", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário