terça-feira, 5 de junho de 2012

Perda de safra superior a 90% em 39 municípios

A falta de chuvas está provocando perdas de safra superiores a 90% em 39 municípios cearenses. Segundo informações do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a perda chegou a ser total nos municípios de São João do Jaguaribe e Solonópole. Os dados do estudo "Condições de Vulnerabilidade dos Municípios em Situação de Emergência em 2012" se referem ao período de janeiro a 25 de maio deste ano e foram divulgados nesta segunda-feira, 4, pelo Ipece.

De acordo com o Instituto, a maioria dos municípios afetados se concentra na região do Sertão dos Inhamuns, Sertão Central e Jaguaribe. Entre os municípios afetados estão Quixeramobim (98,87%), Quixeré (98,97%), Tabuleiro do Norte (98,62%), Novo Oriente (98,11%), Independência (97,36%) e Crateús, com 97,34%.

Segundo Klinger Aragão Magalhães, que elaborou o estudo, o resultado mostra que os municípios das macrorregiões do Sertão Central e Sertão dos Inhamuns se destacam com os maiores índices de vulnerabilidade. O índice considera a produtividade agrícola por hectare, utilização da área colhida com culturas de subsistência, distribuição de chuvas, aridez, percentual de domicílios com abastecimento de águas adequado, proporção de famílias beneficiadas com Bolsa-Família, número de vagas do seguro safra por 100 mil habitantes rurais e perda da safra.

Pela análise, Monsenhor Tabosa é o pior município no quesito produtividade agrícola por hectare, enquanto Miraíma figura com a maior participação das culturas de subsistência sobre a área total a ser colhida, indicando maior risco de vulnerabilidade para a produção agrícola. O município de Independência teve a maior irregularidade pluviométrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário