segunda-feira, 4 de março de 2013

Dr. Vilmar acompanha Mutirão de Cirurgias de Cataratas



Em visita ao Hospital Julia Barreto, nesta sexta-feira, 01/03, o Prefeito Dr. Vilmar acompanhou o trabalho dos médicos cirurgiões no Mutirão de Cirurgias de Cataratas. Dr. Vilmar, logo ao chegar no Hospital, já foi abraçado pelos esperavam a hora de entrar na sala de cirurgia e com singeleza, aqueles acopiarenses que há mais de um ano e meio aguardavam numa interminável fila de espera, o receberam felizes e gratos por proporcionar a volta da luz aos olhos.


Cada paciente teria que gastar cerca de R$ 1.500,00 (Mil e quinhentos reais) ou mais pela cirurgia se fossem arcar com recursos do próprio bolso e agora tem a oportunidade de resolver de vez o problema de forma totalmente gratuita.


O Prefeito e a Secretária de Saúde, Dra. Raimunda Félix, informaram que pretendem erradicar a catarata em Acopiara. “Nesse primeiro momento estamos realizando mais de 100 cirurgias e ainda no mês de março mais de 150 serão ofertadas a aqueles que aguardam ansiosos a sua vez”, ressaltou a Secretária.


Dr. Vilmar lembrou que conquista como esta, cirurgias de cataratas gratuitas, é uma demonstração de compromisso desta administração com a saúde. “Fico feliz que todas essas pessoas estão recebendo esse bem tão grande que é voltar a enxergar com nitidez. Aqui vejo gente simples, pra quem busco trabalhar, dando oportunidade aos que mais precisam. Me emociono ao ver a alegria de todos ao serem atendidos. Estou prefeito, mas sou médico, e sei do tamanho do benefício entregue com as cirurgias, muito há pra fazer na área da saúde e em outras áreas também, estamos fazendo e vamos fazer muito mais”, disse o Prefeito.


Os procedimentos cirúrgicos são realizados pela equipe do Dr. Abrahão Lucena que conta com os cirurgiões Dr. Evanio Martins, Dr. José Nilton e Dr. Daniel Lucena, onde informaram que todos os pacientes beneficiados foram submetidos a triagens para confirmação diagnóstica, em seguida passaram por consultas e exames pré operatórios, oferecidos gratuitamente. A cirurgia de catarata é rápida, mas exige todo o repouso e cuidado para o paciente não fazer esforço e não ter problemas durante a recuperação. Os pacientes passam pelo processo cirúrgico e voltam no dia seguinte para a primeira revisão, uma verificação do início da recuperação de cada pessoa.


O Sr. Geraldo Ernesto, foi um dos contemplados com a cirurgia. “Eu sofro com a dificuldade na visão de um olho, fiz os exames e estou aqui para fazer a cirurgia. Estou muito contente porque não vou fazer particular, a ‘operação’ é cara e eu não tenho condições de pagar, espero após a cirurgia ficar bom e voltar a enxergar com os dois olhos”, falou Seu Geraldo.

O que é a cirurgia de catarata?

É feita por meio de um procedimento chamado facoemulsificação. Um pequeno corte no olho, para retirada do cristalino (região onde se forma uma espécie de nuvem branca, o que impede o paciente de enxergar). 

Após a retirada, é implantada uma lente artificial e permanente, que devolve a visão. É um procedimento rápido e com recuperação tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário