segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Dilma quer amarrar Nordeste com reforma ministerial


Campo fundamental para a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006 e para a vitória de Dilma em 2010, no Nordeste estão as próximas peças a serem movimentadas no tabuleiro da reforma ministerial de Dilma. Para o Ceará, onde a oposição avança e existe um visível racha, a presidente deve confirmar o ministro interino da Integração Nacional, Francisco Teixeira, cearense ligado ao governador Cid Gomes (PROS).

Na lista de nordestinos que devem ir para a equipe de Dilma estão ainda o senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, ligado ao presidente do Senado, Renan Calheiros (AL); Benito Gama, baiano, presidente em exercício do PTB; e Alexandre Macedo, secretário executivo a ser indicado pelo atual ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PI), para ficar em seu lugar.

Estratégia

Como é interesse do governo manter os partidos aliados na coligação que vai apoiar a reeleição de Dilma, a tendência é que para fortalecer as legendas o governo dê mais força à região.

O Nordeste tem 38,2 milhões de eleitores, o que representa 27,1% dos votantes no País, ficando atrás apenas do Sudeste, com 60,9 milhões (43,2%). A região foi fundamental para a vitória da presidente em 2010. Dos seis Estados em que ela foi mais votada no primeiro turno, cinco eram do Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário